top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Cooperativismo no Campo

Atualizado: 7 de out. de 2021

Com mais de 1.500 instituições e 180 mil produtores, o sistema de cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola.


Este sistema, através do incentivo a comercialização e do fornecimento de benefícios aos seu cooperados, como inclusão, prestação de serviços e adesão de tecnologias, agregação de valor à produção e o acesso a economias em escala no setor de compra e venda, contribui para a permanência do agricultor no campo. Esse descobre a vantagem de trabalhar coletivamente ao reduzir seus gastos com armazenamento e transporte e aumentar seus lucros nas compras e vendas.


O cooperativismo caracteriza-se como uma opção de correlação, apta a competir no cenário econômico mundial, fundamental para o desenvolvimento sustentável agrícola, onde a produção e distribuição de riquezas é baseada em princípios de ajuda mútua e igualdade, buscando melhoria da qualidade de vida do produtor.


No entanto, mesmo trazendo inúmeros benefícios como a criação de emprego, produção de alimento, geração e distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e urbana, esse sistema enfrenta vários desafios, dentre eles a falta da educação cooperativista, onde o produtor não consegue compreender o sistema, dificultado sua integração a ele.


Dessa forma as empresas se preocupam com o desenvolvimento dos ideais cooperativistas, proporcionado o aprimoramento profissional e pessoas dos cooperados, através de núcleos de cooperados, realizando palestras e eventos que os aproximem desse meio.


Princípios básicos do cooperativismo:

  1. Adesão voluntária e livre;

  2. Gestão democrática e livre;

  3. Participação econômica dos membros;

  4. Autonomia e independência;

  5. Promover educação, formação e informação;

  6. Intercooperação;

  7. Interesse pela comunidade;

 

Referências:

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Cooperativismo e Associativismo no Brasil. Disponível em: <http://bit.ly/2vKMQNC>

INTEGRADA. Princípios Básicos do Cooperativismo. Disponível em: <http://bit.ly/2DUfobQ>

 

Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page