• Cenagri Jr.

OVERFERT : Riscos da fertilização em excesso nas lavouras

Atualizado: Set 30

O overfert ou overfertilization é o termo dado para se referir a fertilização em excesso da planta. Muitas vezes o agricultor se preocupa de mais com a quantidade de macronutrientes e micronutrientes que de vem ser disponibilizados para a planta, porém, isso é um assunto sério uma vez que o excesso de nutrientes pode dificultar absorção de outros nutrientes ou afeta a disponibilidade. A overfert pode acarretar diversos prejuízos para a lavoura, algo que discutiremos ao longo deste artigo.

Você pode estar se perguntando como fazer para identificar a fertilização em excesso, e a resposta pode ser mais difícil do que parece. A planta pode demonstrar inúmeros sintomas, que inclusive podem ser confundidos com sintomas causados por doenças, por exemplo. Porém, os sintomas mais comuns e que devem ser monitorados com frequência são:

Folhas mais velhas com clorose, pontos necróticos ou encarquilhamento;

Atraso na fase reprodutiva da planta, com folhas podendo apresentar coloração verde-escura;

Também é comum que as folhas fiquem murchas, secas e enrugada;

As folhas podem ficar curvadas para baixo.

Além desses fatores que afetam diretamente o desenvolvimento da planta, observa-se algumas consequências que a fertilização em excesso pode trazer. As consequências incluem:

Comprometimento do desenvolvimento da lavoura, reduzindo a produtividade;

Fito toxidez da planta causada pelas doses elevadas;

Alteração do pH do solo;

Salinização do solo, podendo acarretar um estresse hídrico para a planta;

Diminuição da resistência ao ataque de pragas e doenças

Com base no que foi discutido, torna-se claro que a adubação em excesso pode se tornar em um grande problema para a produção. A overfert dificilmente é corrigida, portanto, é preciso cautela no momento da adubação. É primordial a realização de uma análise de solo da área de plantio, que deve ser interpretar por um profissional que fará a melhor recomendação para a cultura. Se atentar as épocas de adubação também é um passo importante para garantir a qualidade da lavoura.


Referências :


BARCELLOS TATIZA. Fertilização em excesso? Entenda os riscos da overfert e saiba como evitar que ela ocorra. Disponível em: < https://blog.aegro.com.br/overfert/>


Overfert: entenda os riscos da superfertilização. Disponível em: <https://www.myfarm.com.br/overfert/>


Está com problemas em sua lavoura? entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para a sua realidade!


Fone: (14) 9 9624 - 9393


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png