top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Alimentação de Equinos e relação com a Doença da Cara Inchada

Atualizado: 7 de out. de 2021

A doença da Cara Inchada em equinos está diretamente relacionada com o manejo nutricional desses animais.


Os sintomas estão relacionados com um manejo realizado de forma errada, na alimentação dos equinos, podendo ocasionar um aumento na liberação do hormônio PTH (paratormônio). Que atuará de forma direta na liberação de cálcio dos ossos para a corrente sanguínea.


-> Confira nosso E-book gratuito sobre Curvas de Nível



Principais causas da doença da Cara Inchada e sua relação com a ingestão de forrageiras

Como citado anteriormente, a enfermidade tem ligação direta com a nutrição do animal, e é causada pelo desequilíbrio mineral envolvendo cálcio e o fósforo, o que leva a hipertrofia do osso nasal. Como principais formas de ocorrência, podemos listar a ausência de cálcio na alimentação, o excesso de fósforo na alimentação, a deficiência de vitamina D e a ingestão de oxalato. Que nesse último caso está diretamente ligado a certos tipos de forrageiras.


O oxalato está presente em algumas forrageiras, que, se unido ao cálcio, forma um quelato, impedindo-o de exercer suas funções vitais. Alguns tipos de brachiaria, como a Sectária e o Quicuio são pastagens ricas em oxalato, e dessa forma, devem ser evitadas para não provocar o excesso desse elemento no organismo dos equinos, desencadeando os sintomas causados por essa doença.




Sintomas apresentados

É comum que os animais jovens apresentem sintomas mais evidentes do que comparados aos equinos adultos. A principal característica é que em função da perda da matriz óssea, os ossos apresentam um aspecto “mole”. Devido a essa deformação os animais podem apresentar obstrução da passagem nasal, ruído em uma das vias superiores, queda dos dentes, perda de peso, mastigação anormal e queda no consumo alimentar, desencadeando diversos outros problemas por consequência dessa deformidade, como por exemplo, uma evidente queda no desempenho do animal durante o trabalho, algumas vezes sendo totalmente impossibilitado.


Ainda está com dúvidas sobre o conteúdo? Nós podemos te ajudar! Fique por dentro das novidades, para isso, entre em contato com a gente clicando no link abaixo.





 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page