top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

O lúpulo como matéria prima

Atualizado: 15 de out. de 2021

Muitas pessoas não sabem o que o lúpulo agrega à cerveja ou, até mesmo, nunca ouviram falar da planta e seus benefícios. De nome científico Humulus lupulus, a planta trepadeira se desenvolve fácil e preferencialmente em climas frios e é cultivada principalmente na Europa e na América do Norte.


É uma planta dióica, ou seja, apresenta tanto sexo masculino quanto feminino. Porém, é nas flores da planta fêmea que são formadas as glândulas de lupulina, parte que contém as resinas e óleos que são utilizadas no preparo da bebida.

A lupulina é adicionada durante a fervura do mosto e atribui o amargor e aroma, além de contrabalancear o extremo dulçor do malte e ser um conservante natural.

No processo de fervura, ocorre a isomerização dos alfa-ácidos, tornando estes compostos solúveis no mosto, conferindo o amargor; quanto mais alfa-ácidos, o lúpulo tiver, mais amarga a cerveja ficará. Já em relação ao aroma, os principais responsáveis são os óleos essenciais extraídos da planta.





O que muita gente não sabe é que o lúpulo pode ser inserido a seco na maturação, fermentação ou até mesmo no envase. Essa técnica é denominada dry hopping, que confere um aroma mais fresco e marcante na cerveja. Esta infusão demora, normalmente, de 3-4 dias.


Apesar do lúpulo trazer diversos aspectos positivos, ele pode ser responsável por causar alguns problemas prejudiciais à qualidade final da cerveja, chamados de off-flavors. Os dois mais comuns são o lightstruck, odores causados pela exposição à luz, e o aroma causado pelo lúpulo quando envelhecido, o isovalérico.





Saber fazer o uso correto da planta é essencial para ter uma produção de qualidade, de uma bebida saborosa sem aromas indesejáveis.


 

Referências:

Instituto da Cerveja. "Afinal, o que o lúpulo faz realmente na cerveja?. Disponível em: <https://bit.ly/2Dk4kWg>

Lara, Carlos. O lúpulo e suas propriedades: aprenda como você pode explorá-las. Disponível em: <https://bit.ly/2IocONY>


 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar essa cultura* ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page