top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Você sabe o que é safrinha do milho?

Atualizado: 22 de jun. de 2021

O milho safrinha é um milho de sequeiro, sem irrigação, que possui esse nome por ser plantado após a safra entre janeiro e abril. Por ser um plantio de sequeiro, quanto mais cedo for plantado, maior o volume de chuvas e menor o tempo de seca durante o ciclo da cultura.



O milho safrinha ganhou fama no início dos anos 80, no Paraná. Surgiu a partir da necessidade de milho para os criadores de suínos e aves. Atualmente a produção total do milho na safrinha é mais que o dobro da produção de milho na 1ª safra.


O plantio pode ser feito somente em algumas regiões do país, como pode ser visto na imagem abaixo, no entanto com o avanço da importância da safrinha na economia brasileira, centros de pesquisas e empresas investem cada vez mais tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas variedades que facilitem o plantio em outras regiões. As cultivares de ciclo precoce e ciclo normal tem mostrado, nos últimos anos, os melhores resultados de produção do que as cultivares superprecoces.



Apesar de ser uma prática considerada arriscada do ponto de vista agronômico, a safrinha apresenta ponto positivos como:

  • Melhor preço de venda, devido a alta demanda e baixa oferta que acaba aumentando o preço do milho tornando-o mais lucrativo para o produtor;

  • Baixo investimento, alguns insumos podem ser aproveitados da primeira safra e assim reduzindo custos;

  • Cultivar rústica, a cultivar de milho apta para a safrinha é mais rústica, resistente a seca e a concorrência com plantas daninhas e ataque de pragas;

  • Proteção do solo, após a colheita da safrinha, o solo se mantém protegido durante o inverno, extremamente importante para a sua conservação.

 

Referências:

CRUZ, J. C. Milho Safrinha. Disponível em: <http://bit.ly/2NclB6v>

Galpão Centro-Oeste. Você sabe o que é milho safrinha?. Disponível em: <http://bit.ly/2V481ox>

MENDES, L. G. 9 Perguntas e respostas que você deve saber para obter alta produtividade de milho. Disponível em: <http://bit.ly/2DM2NqC>

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar esta cultura ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page