top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Vazio Sanitário da Soja

Atualizado: 7 de out. de 2021

O que é?

Vazio Sanitário da Soja é o período em que é proibido manter nas lavouras plantas vivas de soja, sejam essas, plantadas ou ao acaso (invasoras). Para respeitar o vazio sanitário, após a colheita da soja, o produtor precisa destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos, deixando a área sem qualquer planta de soja durante um período mínimo de 60 dias.


O vazio sanitário existe atualmente regulamentado em 11 estados mais o Distrito Federal, sendo eles: Tocantins, Maranhão, Pará, Bahia, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.


O produtor que não cumprir o vazio estará sujeito a penalidades como multas. Os estados também têm sanções aos que não seguirem.



Por que realizar?

O intuito de realizar o vazio sanitário é de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática, Phakopsora pachyrhizi, durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.


O fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

Quando é?

O período de proibição ao plantio de soja no Brasil, irá variar de estado para estado, entre os meses de junho a novembro. É importante sempre acompanhar canais confiáveis para se manter inteirado acerca do período obrigatório de vazio sanitário em sua região.

 

Referências:

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em ​implantar soja​ ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page