top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Drones na Agricultura

Atualizado: 7 de out. de 2021

Introdução

O uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), ou drones, como são conhecidos popularmente, vem crescendo na agricultura brasileira, em específico na chamada agricultura de precisão.


Atualmente existe um leque de opções em relação ao tipo de aeronave a ser selecionada, envolvendo parâmetros como tamanho, autonomia, capacidade de carga , níveis de tecnologia, dentre muitos outros. Além das opções de aeronaves autônomas, semi-autônomas ou as operadas remotamente.


Os componentes básicos de um drone, além da aeronave em si, são uma estação de controle em solo, um sistema de posicionamento global (GPS) e os diversos equipamentos a serem acoplados dependendo da finalidade e uso da aeronave.




Utilidades

Atualmente, no Brasil, os três principais usos do drone na agricultura são: realização de imagens aéreas, pulverização e topografia. Porém já contamos com uma gama de possibilidades na utilização dessas aeronaves.


Uma das principais praticidades que o drone trouxe está relacionada com o ganho de tempo, quando a necessidade do produtor de percorrer por solo toda a sua área para analisar sua cultura foi deixada de lado, uma vez que com planejamentos de vôos previamente estabelecidos, os drones trazem para o celular do produtor análises e informações como:

  • Identificação de pragas e doenças ;

  • Pontos de infestações de plantas daninhas;

  • Falhas no plantio;

  • Excesso ou falta de irrigação.

Além de todos os outros benefícios que um mapeamento realizado por câmeras e softwares de alta qualidade trazem para o produtor rural.


Logo, pode-se dizer que o uso de drones é uma tecnologia em constante desenvolvimento, que só tem a agregar principalmente na otimização do trabalho, redução de custos e facilitando a tomada de decisões mais assertivas.




 

Referências:

SINDAG, O Uso de Drones na Agricultura Brasileira. Disponível em: <http://bit.ly/2PqYjuL>

ANA LIGIA, Drones na Agricultura: Como Eles te Ajudam a Lucrar Mais. Disponível em: <http://bit.ly/2W0ujZ6>

 

Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811



  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page