top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Cultivo de arroz no Brasil

Atualizado: 19 de mai. de 2022

O arroz é o alimento mais consumido em diversos países do globo, e no Brasil não poderia ser diferente. Estimasse que ocorrerá um aumento de 12% na produção em relação ao ano de 2020. Para se conseguir suprir essa demanda o país investe em dois principais tipos de cultivos de arroz, os de várzea e os de terra alta onde podem ou não ser irrigados.

O cultivo em Várzea representa 75% de toda produção de arroz nacional, Esse tipo de plantio não é tão dependente das condições climáticas. A maior produção de orizicultura com irrigação controlada no país se localiza na região sul com cerca de 63% de toda a produção.



Os tipos de cultivos


No cultivo em terra alta o preparo do solo deve ser feito para se ter um bom enraizamento em profundidade. Na semeadura se faz desde métodos em covas ou em linhas, deve ser feito em épocas que coincidem com a época de maior pluviosidade. Quando se planta em covas se tem em media de 8/10 sementes no mesmo local, ocasionando uma desvantagem de competição entre elas. Na semeadura em linhas encontra-se de 0,20 a 0,50m entrelinhas e 100 a 200 plantas por m². Em relação as variedades de sementes buscar sempre escolher cultivares propícias para desenvolvimento em terras altas.

Em contraste com o modelo de terra alta, nos cultivos em várzeas o plantio que mais ocorre é o inundativo, nesse cultivo deve-se ter uma água de boa qualidade, em quantidades suficientes para as Exigências das plantas, levando em conta perdas por percolação, perdas nos canais de irrigação, e em quantidade suficiente para circulação nas quadras. Hoje em dia o consumo de água para o cultivo varia entre 06 e 08 mil m3 /ha – até 10 t/ha. Nesse tipo de plantio temos as opções de semeadura direta e a indireta.


Variação de semeaduras em cultivo de várzea


Nas semeaduras diretas, o preparo do solo pode ser das mais diversas formas, tendo um cuidado para não desnivelar a área cultivada, não é necessário o preparo profundo do solo já que terá uma grande quantidade de água. Existem dois tipos de sementes para esse método, a semente seca e a pré germinada. As sementes secas podem ser plantadas em covas ou linhas na época de agosto a dezembro. Já as cultivares pré germinadas, para se obter é necessário 24 - 36h em água e 24 - 36h à sombra, densidade de semeadura de aproximadamente 200 kg/ha, a distribuição é feita a lanço sobre a lâmina de água, com irrigação de 20 a 30 DAE (Dias após a emergência) e deve-se manter o solo saturado até esse momento, os cultivares serão específicos para cultivo por inundação.

Já na semeadura indireta tem-se o plantio manual e o mecânico. No plantio manual a produção de mudas são realizadas em canteiros de 0,05 a 0,10 m de altura por 1,00 a 1,5 m de largura e comprimento variável, os canteiros tendo um bom nivelamento permitem lâminas entre 0,1 e 0,2 metros, a semeadura pode ser feita em linhas ou à lanço, em linhas com 0,10 a 0,15 m entre si e 100 a 150 sementes/m e à lanço ao redor de 100 g/m2, a lâmina de água pode ser aumentada até 0,05m. A idade para transplante ocorre quando a muda está com 0,25m (em torno de 25 a 30 dias), o espaçamento entre mudas deve ter de 0,10 a 0,30m por 0,10 a 0,30 m. Espaçamentos maiores que 0,30 x 0,30m acarretam em uma perda de produtividade e aumento de daninhas.

Por outro lado nos plantios mecânicos as mudas são feitas em bandejas ou caixas, geralmente possuindo dimensões de 0,60 x 0,30m e 0,05 m de altura, cada caixa possui de 100 a 300 sementes, são utilizados 120 a 150 tapetes de mudas por ha, quando a muda estiver com 2 folhas em média de 12 a 18 dias, é a idade ideal para o transplante. A distância entre as covas para o plantio deve ser de 0,14 ate 0,22m e de 0,30m entrelinhas, cada cova tem cerca de 3 a 5 mudas, a inundação deve ser realizada após 2 ou 3 dias do transplantio.


 

Referências:

Metropoles disponível em: http HYPERLINK "https://bit.ly/3mwGL08"s://bit.ly/3mwGL08

Feis Unesp disponível em: https://bit.ly/3qkfGzA

Embrapa disponível em: https://bit.ly/37p2Nvy

Globo Rural disponível em : https://bitlybr.com/YuR3


 

Gostou desse conteúdo e tem interese em implantar esta cultura ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para a sua realidade!

Fone: (14) 9 9624 - 9393



  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page