top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Você sabe o que é Heveicultura?

Atualizado: 15 de out. de 2021

A heveicultura, cultivo da seringueira para extração do látex é uma cultura existente no Brasil desde a época do extrativismo. Nativa do Brasil, hoje têm grande representatividade na economia do país que é o maior produtor de borracha natural da América Latina.


-> Entenda melhor sobre os tipos de terreno acessando nosso E-book sobre Curvas de Nível




Apesar disso, nossa produção só é suficiente para suprir 40% da demanda nacional, o restante é importado do sudeste asiático que quer cada vez mais vender o produto fabricado e não a matéria-prima. Abre-se assim, uma oportunidade para produção brasileira que, mesmo com uma mão de obra seis vezes mais cara que a asiática, traz consigo um diferencial que agrega valor ao nosso produto, a sustentabilidade.





Na Tailândia, por exemplo, grande parte da produção vem de florestas invadidas e desmatadas, enquanto no Brasil fala-se de consórcio da seringueira com mata nativa e em produções sustentáveis tanto para o homem quanto para a natureza em sua volta.


A heveicultura é uma cultura de ciclo perene, produtiva a partir do quarto ano e que permanece produtiva durante 40 anos, além disso contribui para o sequestro/redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.





A seringueira pode ser utilizada em consórcio com uma grande variedade de culturas durante os primeiros sete anos, enquanto as copas não estão formadas e fazem pouca sombra. Após esse período pode ser consorciada com o cacau, mata nativa e até gado de corte.


Ainda está com dúvidas sobre o conteúdo? Nós podemos te ajudar! Fique por dentro das novidades, para isso, entre em contato com a gente clicando no link abaixo.



 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page