top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Tratamento de sementes On Farm x Industrial (TSI) e suas importâncias

Atualizado: 25 de jun. de 2021

A tecnologia do tratamento de sementes:

A exigência de qualidade e confiabilidade de sementes é uma demanda crescente na produção agrícola, uma vez que a demanda global por alimentos continua em um ritmo acelerado e a produtividade tem que andar junto para que todos tenham acesso a alimentos. Tornando essencial o uso do tratamento que auxilie a qualidade e custo benefício.

O avanço da tecnologia no tratamento de sementes foi um dos fatores cruciais para que ocorresse o aumento da produtividade. Esses tratamentos atuam garantindo melhores condições para o desenvolvimento das plantas. Tais benefícios são obtidos através de: defensivos químicos e biológicos (combate de pragas: nematoides, insetos e fungos), temperatura da semente mais propicia (providenciando melhor umidade) e incorporando inoculantes (bactérias benéficas para a cultura).




Portal Syngenta


Tratamento On Farm:

É um tratamento inteiramente feito na própria fazenda em que será utilizada. Por ser um tratamento manejado na própria fazenda, fazendo uso de equipamentos próprios, o seu custo acaba sendo menor em comparação com o feito na Indústria, esse fato faz com que diversos produtores acabem optando por este tipo de tratamento.

Porém, por ser um tratamento feito sem um padrão de produção, ele abre brechas para diversas falhas no processo de tratamento da semente: irregularidade na distribuição dos produtos (pode resultar em fitotoxidade e em subdosagem, podendo assim induzir resistência em pragas), produtos sem qualidade (falsificados e/ou sem registro), chances de ocorrer incompatibilidade de misturas químicas usadas e possível desuniformidade no tratamento, que possibilita o ataque de pragas e doenças nas sementes.

Essas falhas resultam em uma menor proteção das plantas em seu primeiro estágio de desenvolvimento, nas quais tem maior vulnerabilidade.


Tratamento de Sementes Industrial – TSI:

Já este tratamento, ocorre integralmente em uma indústria que fará a comercialização das sementes. Esta, investe plenamente na produção de sementes tratadas, afim de entregar sementes com a menor taxa de falhas e imperfeições de produção. Tais fatores resultam em um maior custo final da semente ao produtor.

Essa diferença de custo tem feito com que muitos produtores optassem pela tática On farm para cortar custos extras. Entretanto esse custo maior não chega a ser um fator que justifique correr os riscos dessa troca; pois os mencionados riscos que são tomados ao fazer os processos de tratamento na própria fazenda tornam maiores as chances de falhas em comparação com as tratadas em uma indústria; e todo esse risco extra pela diferença de valor que não chega a 3% do custo total da lavoura (equivale a mais ou menos 1 saco de sementes) e por conta desses fatos deve ser analisado se realmente essa economia compensa no final das contas. (dados obtidos do Portal Syngenta).

Também há o fato de que, na atualidade, devido a velocidade da informação, eles procurem entregar os melhores resultados possíveis, caso contrário, sua imagem pode ser prejudicada rapidamente, levando o produtor a escolher outras empresas.

 

Referências:

Entenda por que o tratamento de sementes industrial é a escolha mais vantajosa. Disponível em: <https://bit.ly/2Rg7zn9>

 

Gostou desse conteúdo ou precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! Fone: (11) 9 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page