top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Tecnologia do Milho Bt

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Transgenia do Milho Bt

O milho transgênico é chamado de Milho Bt, devido à introdução de genes da bactéria de solo Bacillus thuringiensis, que promove a produção de uma proteína tóxica na planta, específica para o combate a determinados tipos de insetos, tornando o alimento resistente a essas espécies. A ingestão dessa toxina pelo inseto altera o balanço osmótico de sua célula, inibindo a ingestão de alimentos e levando à morte do inseto.


O Bacillus thuringiensis

A ação inseticida do B.thuringiensis, vem do fato que, durante seu desenvolvimento, ele produz proteínas tóxicas a determinados tipos de insetos, como, Lepidópteros (borboletas e mariposas), Coleópteros (besouros) e Dípteros (moscas). O tipo mais comum destas proteínas é denominado de Proteína Cristal, usualmente conhecidas como Proteínas Cry.


Modo de ação das Proteínas Cry

As proteínas Cry são uma ótima forma de controle de insetos devido à sua especificidade, devido ao seu modo de ação. Da forma como são produzidas pela bactéria, elas são inócuas. Para que atuem, há a necessidade da ingestão da proteína pela praga-alvo. Uma vez ingeridas, em contato com o fluido gástrico dos insetos, que tem pH básico, a proteína é quebrada em locais específicos, liberando a molécula inseticida.


Seu uso é altamente seguro, justamente por esse fator, é necessária a sua ingestão por organismos que possuam fluido gástrico alcalino, já os mamíferos e aves têm fluidos gástricos extremamente ácidos.


Ação da endotoxína a nível celular

Após serem ativadas, as proteínas Cry ligam-se a receptores específicos presentes nas microvilosidades das células colunares do intestino médio das larvas de insetos suscetíveis, sendo um fator importante para a toxicidade e especificidade das endotoxinas.


A intoxicação nos insetos da ordem Lepidoptera se manifesta por uma paralisação imediata do tubo digestivo e peças bucais, levando à lise celular e à interrupção da alimentação. As células colunares e calciformes são destruídas e propiciam a entrada dos poros que germinam, conduzindo á lise do intestino médio, inanição e posterior septicemia, levando o inseto à morte.





 

Referências:

Manejo de MIilho Transgênico, EMBRAPA. Disponível em: <https://bit.ly/2ZKY4yF>

Tecnologia foto . Disponível em: <https://bit.ly/2YdG2oy>

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações sobre o Milho Bt ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page