• Cenagri Jr.

Pulgão, como ele afeta tanto a sua produtividade?

Atualizado: Mar 31

O que faz um pulgão e quais são os impactos desse pequeno inseto?

O pulgão é um afídeo; um inseto bem pequeno ( variando entre 1 a 10mm de comprimento), polífago e que possui mais de 1.5 mil espécies e atacam diversas culturas de grande importância econômica em todo o mundo.

Este pequeno inseto se alimenta por meio da sucção constante de seiva elaborada presente nas plantas (por necessitar de altas quantidades de nitrogênio, presentes na seivas). Além disso, enquanto se alimenta, pode transmitir mais de 50 vírus nocivos às plantas (vírus do mosaico, por exemplo). Estes impactos, unidos, são responsáveis por causar perdas na produtividade. Relação de “parceria” entre pulgões, fungos e formigas:

Este inseto, por sugar mais seiva do que ele pode consumir, produz uma excreção açucarada que é resultado desse excesso de seiva. Esta secreção eliminada, chamada Honeydew, pode gerar o fungo Fumagina, cujo cobre a superfície da folha, dificultando tanto seu processo de respiração assim como o de fotossíntese.

No caso das formigas, a secreção, rica em nutrientes, pode ser aproveitada para o seu consumo. A partir disso essas formigas passam a estabelecer uma relação de simbiose com os pulgões, protegendo-os de predadores (joaninhas por exemplo) e ainda locomovendo os pulgões (seja para locais ricos em seiva, assim como para novas plantas hospedeiras).

Importância no Monitoramentos e Controle do Pulgão:

No monitoramento, é recomendado observar possíveis formigueiros próximos à cultura, instalar armadilhas adesivas de cor amarela (pois o inseto tem preferência a esse espectro de luz) e ficar atento à quantidade de adubações nitrogenadas na cultura (uma vez que o inseto é ávido à nitrogênio). Feito este monitoramento, é necessário tomar medidas de controle necessárias para a situação. Dentre todas as mais interessantes estão a facilitação da presença de insetos predadores naturais do pulgão, através.

Já, numa situação de controle do pulgão, um dos maiores problemas é o fato de que ele, a partir dos primeiros dias da fase de desenvolvimento da cultura, já consegue afetar a sua produção e permanecer até o dia da colheita se não combatido. Portanto, uma vez que presente no sistema, é importantíssimo a adoção de medidas de combate e controle, afim de que seja reduzido o seu impacto na produtividade. E é importante ressaltar o cuidado com a aplicação de inseticidas de amplo espectro; pois eles matam, também, os insetos benéficos ali inseridos, dificultando assim o futuro controle populacional de pulgões.


Referências::

https://bit.ly/3e5QBSs

https://bit.ly/3hvIDUU

https://bit.ly/3d4cTm8

https://bit.ly/3rogMJZ



Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9624-9393”

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(11) 97024-1811
(11) 98351-3265

contato@cenagrijr.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle