• Cenagri Jr.

Pecuária 4.0: Tecnologia no Agronegócio

Você já ouviu falar em pecuária 4.0? Veja abaixo os principais pontos desse tema que é muito importante para o Agronegócio.

Começando por uma breve contextualização, o agronegócio hoje é responsável por 52,2% de toda a exportação no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por inovações tecnológicas utilizados no campo. Percebe-se que o agronegócio no Brasil tem sido o propulsor da economia, mesmo em tempos difíceis vividos pela pandemia do COVID-19. O setor passou a ter uma participação de 26,1% do produto interno bruto no ano de 2020, segundo o estudo do CEPEA.

A Pecuária 4.0 nada mais é do que o desembarque da inovação tecnológica na pecuária, e isto trouxe novos horizontes na pecuária brasileira, aumentando o desenvolvimento, tornando-se reconhecida mundialmente e nos colocando como um dos maiores produtores do agro no mundo, como por exemplo, no ranking de exportação de carne, sempre presente no ranking mundial.

Com a pecuária 4.0, um dos cenários mais benéficos é controlar o consumo de água e bebida de cada animal do seu rebanho para verificar a nutrição e bem-estar do animal, o que impacta positivamente na produção e gera uma redução de custos.

Do mais simples ao mais sofisticado equipamento, como tablets para anotar a rotina dos animais, aplicação de vacinas feita roboticamente pensada em cada bovino e uso de sensores para coleta de dados de gerenciamento de forma totalmente automática, tudo isso só é possível graças à entrada da inteligência digital no campo.

Com investimento em equipamentos inteligentes como softwares e aplicativos de monitoramento, a execução de tarefas fica fácil, impactando positivamente a produtividade dos trabalhadores por meio da especificidade das tarefas que vão ser designados, trazendo uma maior qualidade aos produtos e ajuda o meio ambiente com a redução do consumo de recursos naturais. Esse avanço tecnológico incentiva os produtores rurais a investir em novos equipamentos, com o intuito de otimizar sua produção e acompanhar as mudanças no mercado.

Veja algumas vantagens da Pecuária 4.0:

  • Redução de falhas e erros;

  • Maior lucratividade;

  • Aumento da produtividade;

  • Compensação da falta de mão de obra.

Muitas das tecnologias da chamada “Pecuária 4.0” estão disponíveis no mercado ou em teste, devendo se tornar corriqueiras em futuro próximo, não apenas porque conferem maior eficiência às operações, mas porque falta mão de obra no campo e a demanda só cresce. Dezenas de companhias especializadas e startups trabalham dia e noite para fazer essa revolução acontecer.





Referências Bibliográficas

https://bit.ly/3acyfTe

https://bit.ly/3uskiXX

https://bit.ly/3nYrEz3

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png