• Cenagri Jr.

Os Insetos Amigos das Hortas

Muitas pessoas com pequenas propriedades e até mesmo quem tem horta em casa, sabe que a presença de insetos é algo constante. Esses ambientes oferecem boas condições climáticas e uma grande oferta de alimento para estes animais. O que pouco gente sabe é que alguns deles são extremamente importante para o desenvolvimento das plantas e, consequentemente o aumento da produtividade.


Um estudo realizado em 12 países pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) indica que as abelhas e outros polinizadores são responsáveis por 24% do ganho em pequenas propriedades. Mas não só as abelhas que ajudam o produtor rural, abaixo você conhecerá outros insetos que combatem pragas e são benéficos para a produção.


Abelhas

As abelhas atualmente são objeto de estudo de muitos pesquisadores atualmente por ser um dos animais mais afetados pelo uso de inseticidas e agroquímicos. Estes insetos não são importantes só para a produção de mel, são extremamente eficazes na polinização que é um processo essencial para algumas plantas.


A abelhas são indicadores de que há biodiversidade no local. No entanto se o enxame for muito grande, recomenda-se chamar o corpo de bombeiros para uma orientação adequada.

Aranhas

Aranhas são grandes predadores de insetos que causam danos às hortas, elas comem mais pestes e insetos do que todos os outros bichos juntos.


Vale lembrar que as aranhas podem atacar os homens também, portanto tome cuidado quando estiver por perto.

Libélulas

Segundo biólogos, apesar da aparência frágil, as libélulas comem sem parar e são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.


As libélulas estão no topo da cadeia alimentar dos insetos, por isso são importantes para manter o controle de pragas e animais indesejáveis. Mas é importante que a sua horta não esteja localizada em locais onde habitam predadores da libélula como grandes aranhas, rãs e sapos.

Minhocas

As minhocas são um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma boa horta. Estes animais cavam túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação.


A minhoca também colabora na produção de húmus, matéria orgânica composta por fezes e a decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é altamente nutritivo para o solo.

Joaninhas

Por último, mas não menos importante estão as joaninhas. Este inseto não é só um bichinho bonitinho para se fotografar, mas também é um importante predador de afídios, os temidos pulgões. Na dieta das joaninhas também estão incluídos larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.


Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia.

O Cenagri Jr. atua nas hortas comunitárias de Botucatu auxiliando os produtores no combate de pragas com métodos caseiros e simples. O controle biológico é um destes métodos e se mostrou extremamente efetivos em todas as hortas.

Referências:

ALENCAR, L. 6 Animais Amigos das Hortas. Revista Globo Rural. Disponível em: <https://glo.bo/2Y1eumy>

SARAIVA, A. Insetos Elevam Produtividade Agrícola. Pesquisa FAPESP. Disponível em: <http://bit.ly/2TFWek1>

Gostou desse conteúdo e tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9624-9393

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(14) 99821-7197

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle