top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Os Benefícios da ILPF

Atualizado: 13 de jul. de 2021

Introdução

Como já destacamos no nosso texto sobre ILPF em nosso blog, o sistema que integra Lavoura-Pecuária-Floresta, visa dentro de uma mesma área, adotar de forma conjunta os três sistemas produtivos. Visando otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade e diversificando a produção, a integração dos três sistemas é uma estratégia que deve ser estudada pelo produtor rural.



O sistema ILPF é o mais complexo dentre os sistemas integrados de produção agropecuária, que são eles: - Integração Lavoura-Floresta, explicado mais detalhadamente no blog da Flora Jr.

- Integração Lavoura-Pecuária

-Integração floresta-pecuária, explicado mais detalhadamente no blog da Ecoflorestal Jr.

- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, já detalhado no nosso blog anteriormente.



Benefícios econômicos

Quando nos aprofundamos nos benefícios que o sistema ILPF traz, o primeiro destacado por muitos, sem dúvidas é a maior otimização dos processos e fatores de produção, assim como ganhos no uso mais proveitoso da terra e gerando mais empregos no campo. Como consequência, o produtor aumentará sua renda líquida e terá maior estabilidade econômica com a redução de riscos e incertezas devido à diversificação da produção.


Benefícios Ecológicos e Ambientais

A integração dos três sistemas traz ao produtor diversos benefícios de caráter ambiental, como a mitigação das emissões de gases causadores do efeito estufa, uma maior manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária e também uma maior eficiência na utilização de recursos (água, luz e nutrientes, por exemplo) e ampliação do balanço energético.


Benefícios de produtividade da área

Diretamente atrelados aos demais benefícios já citados, esse sistema garante ao produtor uma maior otimização e intensificação da ciclagem de nutrientes do solo, também uma melhoria do bem-estar animal em decorrência do maior conforto térmico gerado pelo sistema, que resulta em maiores ganhos produtivos, além de é claro, a possibilidade de se produzir grãos, carne, leite, produtos madeireiros e não madeireiros em uma mesma área.


Para pequenas, médias e grandes propriedades

Esses foram apenas alguns, dos diversos benefícios que a adoção de um Sistema ILPF pode trazer para você e sua propriedade. E a melhor parte é que o sistema pode ser implementado em propriedades de todos os tamanhos e perfis.

 

Referências:

Portal Embrapa: O quê é ILPF? Disponível em: <https://bit.ly/3rxXrWI>

 

Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9624-9393”

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page