top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

O cultivo do morango no Brasil

O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido que contém várias substâncias essenciais para o organismo. No Brasil a fruta chegou por volta do ano de 1930, trazida por colonos italianos até a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Atualmente o cultivo de morango está disperso em pequenas propriedades no país sendo fonte de renda para muitas famílias e tendo uma produção relativamente expressiva, podendo chegar a cerca de 30 ton/ha.

A área total produtora de morango no Brasil é de aproximadamente 4.500 ha e os estados com maior área colhida são Minas Gerais (2100 ha), Paraná (650 ha) e o Rio Grande do Sul (518 ha).

A fruta pode ser comercializada congelada, desidratada ou in natura que é 70% do consumo e o restante é encaminhado para as indústrias utilizadas na fabricação de geleias, sucos, polpas, etc.

Plantio e Colheita

O morangueiro é uma planta típica de climas frios e a temperatura pode afetar seu desenvolvimento vegetativo, a produção e a qualidade do morango, sendo o principal fator limitante dessa cultura. A temperatura é um fator crítico: quando elevado, o morango torna-se excessivamente ácido, pobre em sabor e em aroma e de menor consistência.

Devido a essa exigência climática as mudas devem ser plantadas entre abril e maio. Ao plantar as mudas deve-se retirar algumas folhas deixando somente de 2 a 3, o distanciamento entre plantas deve ser de 30 a 40 cm e todo esse processo deve ser feito de preferência em temperaturas amenas. Após o plantio, recomenda-se realizar uma irrigação por aspersão, para ajudar na pega das mudas. A irrigação por aspersão deve ser utilizada do plantio até a cobertura do solo, após esse período o ideal é a utilização de uma ou duas linhas de tubos gotejadores por canteiros.

A cobertura do solo deve ser realizada depois de 30 a 40 dias do plantio, com um plástico preto, para proteger o fruto do contato com a terra, de fungos e de plantas invasoras.

A colheita deve ocorrer cerca de 60 a 80 dias após o plantio, ponto ideal de colheita, é quando o morango tiver com 3 ⁄ 4 da superfície com coloração vermelha. Por ser um produto muito frágil e delicado, recomenda-se colher o fruto nas horas mais frias do dia. Com o auxílio de uma tesoura, por exemplo, corta-se o pedúnculo dos morangos, que devem ser resfriados rapidamente para evitar a rápida maturação e deterioração.




Referências

Embrapa disponível em: https://bit.ly/3knSYVL

Embrapa disponível em: https://bit.ly/31BbRxU

Globo Rural disponível em: https://glo.bo/3D0RB6X




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page