top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Mudanças climáticas e as previsões no Brasil para o início da Safra 22/23

Nos últimos anos cada vez mais tem ficado claro, que o clima está bem bagunçado, muitas vezes imprevisível. Muito por conta do aquecimento global e o efeito estufa:

Quanto mais gases de efeito estufa são emitidos à atmosfera, mais o calor irradiado encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, provocando o aumento anormal das temperaturas e reafirmando a teoria do aquecimento global."

A elevação da temperatura provocada pela alta concentração de gases do efeito estufa deve causar um impacto negativo na agricultura de quase todo o planeta. O aquecimento trará alguma vantagem somente para o cultivo nas regiões de alta latitude. Tornando-se menos geladas do que são atualmente, essas áreas poderão no futuro abrigar plantas que hoje não resistem ao frio.

Isso fica perceptível quando olhamos os meses brasileiros e suas estações, em época de verão temos frio e em épocas de frio temos calor, e temperaturas excessivas, o que acaba por provocar períodos muitos chuvosos ou de estiagem prolongada em locais onde não se havia seca. Ademais, estudos apontam que essa tendência de condições de alta temperatura devem continuar.

Problemáticas possíveis pra safra 22/23:


Estiagem(definição):

Segundo a definição da Secretaria de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, a estiagem “é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição”.

Escassez prolongada no abastecimento de água, seja atmosférica, águas superficiais ou subterrâneas. Uma seca pode durar meses ou anos

Devido à grande instabilidade climática estimada para o fim desse ano e o começo do ano que vem, deve-se atentar as mudanças e principalmente planejar o que será plantado em sua região, tendo em vista os riscos de estiagem, sendo a escolha de variedades resistentes um ótimo caminho.

Por conseguinte, é imprescindível que os busquem a utilização, manutenção ou adquirir novas técnicas, tecnologias, variedades, manejos diferentes, para que não fique na mesmice e perca sua colheita no inicio da safra, devido a essa problemática que é estimada como vilã desse final de ano.

Possíveis técnicas, ou dicas para se adequar a esse período do ano:

1. Plantio de Culturas Resistentes, adaptadas, como supracitado.

2. Armazenamento de água e captação de forma mais eficiente.

3. Técnicas de plantio:

-Plantio Direto

-Agricultura de Precisão


Para saber mais, procure no nosso próprio blog, você encontra mais sobre essas técnicas, e no nosso Instagram também, fique ligado!

ความคิดเห็น


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page