top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

MEIOSI na cana-de-açúcar

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Apesar de ser deixado de lado por alguns produtores por um bom tempo, a MEIOSI ou Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente voltou a ser utilizada como sistema de plantio da cana-de-açúcar por muitas usinas a fim de aumentar a produtividade adotando variedades mais produtivas e modernas.


A MEIOSI consiste em intercalar lavouras de interesse econômico e agronômico, com o canavial para que este se torne livre de falhas e de melhor qualidade fitossanitária. Para o produtor, esse método representa redução de custos de implantação, melhora logística e das condições do local de cultivo.




A primeira etapa da implantação desse sistema é escolha de mudas pré-brotadas sadias, sem patógenos e pragas que servirão como “mães”. As mudas de cana pré-brotadas são plantadas em linhas.


Cada linha tem capacidade para fornecer mudas para pelo menos seis linhas de lavoura comercial. Ou seja, se plantada uma linha de mudas de cana-de-açúcar, haverá mudas suficientes para plantar pelo menos seis linhas. Durante o crescimento dessas mudas, planta-se, principalmente, a soja ou o amendoim.


Ao final do ciclo da cultura intercalar, a colheita é realizada garantindo uma renda extra para o produtor e um solo mais rico em nutrientes. A cana plantada terá se desenvolvido e servirá de muda para o cultivo do restante da área no meses de fevereiro a março.



O sistema também proporciona uma elevada economia no consumo de mudas no plantio da desdobra, além de reduzir a estrutura operacional, que envolve plantadoras, caminhões, transbordos, carregadeiras e tratores. O custo total dessa técnica chega a ser 30% menor quando comparado ao plantio tradicional da cana-de-açúcar.


 

Referências:

RIBEIRO, I. Especialistas orientam sobre Meiosi na cana-de-açúcar. Disponível em: <http://bit.ly/2DisBuj>

SNA/SP. Meiosi: sistema antigo volta a ser opção para aumentar produtividade da cana. Disponível em: <http://bit.ly/2t7juI5>


 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar este método ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page