top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

ILPF: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Atualizado: 22 de jun. de 2021

O uso de Sistemas Agrossilvipastoris ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta são conhecidos desde a idade média com a associação de culturas anuais e culturas perenes ou entre culturas frutíferas e árvores madeireiras. Tudo indica que o desaparecimento desse manejo por séculos foi causado pela mecanização e a intensificação dos sistemas agrícolas que visam a alta produtividade em grandes porções de terra, além da dificuldade da colheita manual e questões administrativas.


No Brasil, o sistema foi introduzido pelos imigrantes europeus que, desde o início, tiveram que se adaptar às condições tropicais e subtropicais do país.


A ILPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, florestais e pecuários dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade.



Os sistemas podem ser classificados em quatro modalidades distintas:

  • Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou agropastoril onde são integrados os componentes agrícola pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área em um mesmo ano ou por múltiplos anos;

  • Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou silvipastoril, sistema onde pecuária e floresta são integrados em consórcio;

  • Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou silviagrícola em que os componentes florestal e agrícola são integrados por consórcio de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes);

  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que é definido como um sistema que combina os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.

Estas modalidades devem se comportar de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que haja benefícios para ambas as atividades.


No infográfico abaixo é possível visualizar como é feita a implantação do sistema:



Algumas associações que podem ser feitas:

  • arroz+eucalipto+gado;

  • soja+eucalipto+gado;

  • braquiária+eucalipto+gado;

  • soja+seringueira+gado.



A lista de benefícios que a ILPF pode trazer é extensa e abrange as áreas econômicas, sociais e ecológicas. Alguns destes benefícios são:

  1. Distribuição de mão de obra uniforme durante o ano;

  2. Segurança alimentar;

  3. Aplicação de sistemas integrados em qualquer tamanho de propriedade;

  4. Redução do uso de defensivos agrícolas;

  5. Maior estabilidade de renda;

  6. Melhoria das propriedades químicas e físicas do solo;

  7. Aumento da atividade microbiana do solo;

  8. Melhoria do valor nutricional da forragem produzida;

  9. Conforto térmico para os animais;

  10. Quebra dos ciclos de pragas e doenças.

 

Referências:

BALBINO, L. C.; BARCELLOS, A.; STONE, L. F. Marco Referencial: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. 1.ed. Brasília: EMBRAPA, 2011. 130p.

EMBRAPA. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica>.

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar este sistema ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page