top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Fome oculta e os alimentos biofortificados

Atualizado: 7 de out. de 2021

Fome oculta é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma deficiência de um ou mais nutrientes em que não há sinais de carência, mas alterações silenciosas que deixam sequelas. Estima-se que uma em cada quatro pessoas no mundo sofra com essa deficiência.


Seus sintomas são discretos, como cansaço, irritabilidade, fraqueza, queda de cabelo, variação de humor, alterações na pele e entre outros. Contudo, essa necessidade de nutrientes eleva o risco de câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares.


Enganam-se quem acha que esse mal atinge somente pessoas com problemas socioeconômicos ou sobrepeso. Uma alimentação balanceada e fortificada é a melhor maneira de combater a fome oculta.


Pensando nisso, muitos alimentos têm sua composição fortificada pela legislação do governo, como exemplo, as farinhas de trigo que contém ferro e ácido fólico extra em sua composição e o sal, que tem o acréscimo do iodo.




Outra técnica desenvolvida para o combate da fome oculta é o melhoramento vegetal com alimentos biofortificados, que visa atingir principalmente as populações mais carentes e garantir uma maior segurança alimentar. A Embrapa iniciou há cerca de dez anos o projeto BioFORT, através do melhoramento vegetal convencional dos alimentos básicos na dieta da população, como mandioca, feijão, arroz e batata-doce. 


É selecionado cultivares que possuem  maior quantidade de nutrientes em sua composição, como ferro, zinco e vitamina A. Além de contar com as vantagens agronômicas e comerciais, visando sua viabilidade de produção e ao mesmo tempo, obtendo alimentos mais nutritivos.


 

Referências:

DSM. Invisible. Disponível em: <https://bit.ly/3dhMdPb >

BETEMPS, C. Aliementos biofortificados buscam reduzir a desnutrição da população. Disponível em: <https://bit.ly/2YbA7Tf>


 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9821-7197


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page