top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Equipamentos para manejar a palha

Atualizado: 22 de jun de 2021

Com a popularização e os diversos benefícios do plantio direto, como já exemplificamos em nosso post “AS VANTAGENS DO PLANTIO DIRETO”, surgem diversas dúvidas sobre qual o equipamento ideal para realizar um bom manejo da palha do solo.


O equipamento a ser utilizado vai depender das condições e também dos objetivos a serem atingidos, mas mostraremos os principais utilizados atualmente na agricultura brasileira.





Roçadeira

É um dos mais comuns implementos agrícolas hoje no Brasil, mas para muitos, suas funções e condições de uso ainda são controversas.


No manejo da palha a roçadeira tem a função de manejar culturas de cobertura, realizando uma manutenção nas entrelinhas da cultura, ela passa cortando e deitando as plantas presentes na área, seja uma cultura de cobertura ou mesmo plantas daninhas.


- Vantagem: Baixo consumo de potência

- Desvantagem: Acúmulo irregular de palha


Triturador de Palhas Tratorizado

Popularmente conhecido como “Triton”, esse implemento tem como função mais específica o manejo de plantas de cobertura, ele é conhecido e muito utilizado quando se deseja cortar as plantas em fragmentos menores, quando por exemplo o objetivo é uma decomposição mais rápida da palhada.


- Vantagem: Espalhamento mais homogêneo

- Desvantagem: Maior exigência de potência


Rolo Faca

Diferente dos outros dois implementos o rolo faca não desempenha a função de cortar a palha e sim de “deitar” a cultura de cobertura e esmagar os vasos das plantas para que elas morram e formem a palha no solo. É importante ressaltar, que esse implemento realiza um pré acabamento do solo, por deixar fragmentos maiores, que devem ser feito sempre perpendicular ao sentido da semeadura da cultura seguinte


- Vantagem: Baixa potência

- Desvantagem: Regulagem e técnicas de uso mais complexas


 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page