top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Drone, VANT e RPA - Diferenças e Utilizações na Agricultura

Atualizado: 21 de jun. de 2021

A tecnologia está desbravando cada vez mais a agricultura, o termo Agricultura 4.0 já está sendo utilizado por especialistas para definir esta nova era de avanços tecnológicos no campo. Em meio a milhares de inovações que vêm sendo desenvolvidas os aparelhos com a capacidade de voar ganham cada vez mais espaço devido a sua multifuncionalidade e praticidade.


Estes aparelhos no mercado são divididos em três categorias: os já famosos Drones, os VANTs e os RPA. Abaixo vamos falar sobre cada um deles e as suas funções na agricultura.




Drone

Os drones são os mais conhecidos pela população em geral, hoje já estão presente no grande mercado de produtos eletrônicos e apresentam uma diversidade imensa de funcionalidades.


Na agricultura, os drones facilitaram a realização de atividades que antes só eram possíveis com avião ou helicóptero como por exemplo tirar uma foto da sua sede ou de algum talhão cultivado. Atualmente os drones estão bem mais equipados e não servem apenas para fotografia, é possível transportar cargas, fazer liberação de parasitoides, aplicação de defensivos, utilizar sensores para identificações técnicas e várias outras funções.


Para saber mais sobre os drones na agricultura acesse:


VANT

O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é mais complexo que o drone, podendo ser controlado por controle remoto ou autônomo e com carga embarcada. O VANT é muito utilizado em pesquisas, experimentos ou comercialmente quando se deseja o mapeamento em alta precisão de pequenas áreas.


Por ser um aparelho com funcionalidades mais específicas na agricultura de precisão o VANT não é tão acessível para o grande público, por isso geralmente é utilizado por empresas especializadas neste tipo de serviço que já possuem todo o equipamento e pessoal capacitado para realizar esta operação.


RPA

A Aeronave Remotamente Pilotada (RPA sigla em inglês) impressiona pela sua capacidade de transporte que varia entre 25 e 150kg. Sua operação é feita por um controle remoto e um piloto que opera através de uma interface como um computador, simulador ou dispositivo digital. Dentre os três dispositivos apresentado é o único que pode funcionar com bateria ou combustível.


Em geral as principais aplicações destes aparelhos no agronegócio são:


• Coletar imagens;

• Identificar falhas no plantio;

• Analisar a saúde das culturas;

• Coletar informações sobre a cultura;

• Gerar relatórios com informações sobre a produção;

• Dispersar agentes biológicos para controle de doenças e pragas;

• Identificar ataque de praga, estresse hídrico, deficiência nutricional e falha de plantio.


 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page