top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Cultivo Hidropônico

Atualizado: 7 de out. de 2021

Buscando aumentar a produtividade em pequenas áreas, pesquisadores desenvolveram a técnica da hidroponia. Um sistema de cultivo onde as plantas são cultivadas sem o solo. A nutrição é feita através de uma solução aquosa que contém todos os nutrientes essenciais ao crescimento da planta.


Apesar das hortaliças folhosas serem predominantes nos cultivos hidropônicos, é possível cultivar praticamente tudo utilizando esta técnica: agrião, melão, pepino, feijão-vagem, repolho, morangos, tomate, pimentão, berinjela, arroz, plantas ornamentais, mudas de árvores, entre outros. No entanto, deve-se levar em conta que alguns cultivos exigem estruturas físicas próprias que podem tornar a hidroponia mais difícil.




Vantagens do cultivo hidropônico

  • Plantio o ano todo: por ser feita em ambiente protegido e controlado, a hidroponia permite que se plante durante todos os meses do ano.

  • Menos pragas e doenças: o risco de contaminação e doenças é menor por ser cultivado longe do solo. Além disso, é mais fácil para se detectar pragas e controlá-las.

  • Produtos com valorização superior: os nutriente são fornecidos para as plantas na quantidade exata para se obter o máximo de produção, com aparência, tamanho e qualidade melhor. A alface hidropônica alcança preços de venda 35 a 50% superiores aos da alface convencional.

  • Menor contaminação do meio ambiente: as substâncias nutritivas correm em um circuito fechado, impossibilitando a contaminação do solo e da água.

 

Referências:

HIDROGOOD. 10 Mitos e Verdades Sobre a Hidroponia. Disponível em: <http://bit.ly/2VKd29m>

GROHO. Hidroponia Caseira.. Disponível em: <http://bit.ly/38pMahJ>

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em ​ implantar um cultivo hidropônico​ ou precisa de  ajuda com sua lavoura?  Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! 

Fone: (14) 9 9821-7197



  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page