• Cenagri Jr.

Compactação do solo por máquinas

A compactação do solo é definida como a redução de seu volume, com a expulsão de ar e água, significando a perda de sua porosidade. Sendo esse um processo altamente prejudicial aos solos agrícolas, que se intensifica em períodos chuvosos, devido ao excesso de umidade. A compactação por máquinas ocorre graças à força de tração que é aplicada na superfície dos terrenos, e o grau de compactação depende do tipo de rodado que a máquina utiliza, seja ele pneu ou esteira, sendo as esteiras menos agressivas ao solo. No caso de uso de pneus é importante saber que pneus com larguras maiores promovem uma compactação menor do que os de largura menor.


Existem dois tipos de compactação relacionados ao uso de maquinário, sendo elas: superficial e profunda. A superficial está relacionada à pressão interna do pneu, enquanto a profunda depende de sua área de contato, capacidade de carga e largura. A compactação do solo é medida principalmente pelo uso do penetrômetro, um equipamento que quantifica e qualifica a compactação.




A compactação do solo causa diversos problemas para uma lavoura, mas os principais deles são: o menor desenvolvimento das culturas e de suas raízes, menor capacidade de aeração, redução na produtividade, dificuldade da água para se infiltrar, o que acaba favorecendo a formação de poças e a diminuição da fertilidade do solo.

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir os efeitos da compactação do solo na lavoura, dentre elas temos: o controle de tráfego, fazendo todos os maquinários andarem sempre pelo mesmo rastro, diminuindo a área compactada e deixando o resto da lavoura livre; evitar o uso de máquinas em períodos de muita chuva, quando o solo fica muito úmido; a rotação de culturas, diversificando a estrutura do solo; o plantio direto, que com a presença da palhada diminui o impacto direto sobre o solo e remove a menor quantidade possível de terra.


Referências:

Compactação de solos agrícolas DuPont Pioneer. Disponível em:<https://bit.ly/3cXauJO>

Tráfego de Máquinas – Agência Embrapa. Disponível em:<https://bit.ly/2UBzYWW>

Compactação do solo agrícola|Agrimec. Disponível em: <https://bit.ly/37qR1As>

Pneus: como minimizar a compactação do solo. Disponível em:<https://bit.ly/2N5QxpR>


Gostou desse conteúdo ou precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(11) 97024-1811
(11) 98351-3265

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle