top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Como Escolher Frutas e Hortaliças no Mercado - Parte 2

Atualizado: 15 de out. de 2021

O outono chegou e já estamos no mês de Abril. Saiba como escolher as frutas e hortaliças da época abaixo:


Limão



Escolha aqueles com casca verde, brilhante, macia e lisa. Frutos maduro têm pouco suco e devem ser evitados, assim como os que apresentarem lesões, manchas, queimaduras, casca seca ou muito dura.


Conserve em lugar fresco, seco e sem contato com a luz direta. Se estiver maduro, coloque os limões em um saco plástico, borrife algumas gotas de água antes de fechar e coloque na geladeira. Desse jeito eles podem permanecer frescos por até três semanas.


O limão é uma ótima fonte de vitamina C, cálcio, ferro, minerais e é muito versátil podendo ser usado em sucos, tortas, sorvetes, bolos.


Kiwi



Os kiwis devem estar limpos e íntegros. Embalagens com muita umidade devem ser evitadas.


Para conservação basta mante-los na geladeira sob temperatura de 0ºC. O kiwi possui 86% de água, teor de gordura muito baixo e é uma fonte de cobre e vitamina C. Grande parte dos kiwis vendidos no Brasil são importados do Chile ou da Itália.


Mamão



O mamão está pronto para o consumo quando cede a um leve toque de mão e a casca esteja quase toda completa com tons amarelo-alaranjado. Evite frutos manchados, flácidos e com lesões.


Se a fruta não estiver tão madura, mantenha em temperatura ambiente ao abrigo da luz até amadurecer. Pode ser guardado na geladeira por até uma semana se a temperatura estiver entre 10 e 13ºC. Uma temperatura menor pode causar lesões na fruta.


O mamão é rico em vitamina A e C, cálcio, potássio e fibras. Sua enzima a papaína ajuda na digestão de proteínas. No Brasil, o mamão é cultivado principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.


Couve-flor



Escolha aquelas com cabeça compacta, de cor branca ou creme e sem manchas escuras. Quando envolvida pelas folhas, elas devem estar verdes e sem sinais de murcha. Passada do ponto a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.


Na geladeira, é possível guardá-la por três a cinco dias. A couve-flor é rica em cálcio, fósforo e ácido fólico. Muito encontrada em Minas Gerais e São Paulo.


Pimentão



Escolha os frutos limpos, firme e com casca brilhante, sinal de que estão frescos. Pimentões colhidos muito cedo têm a cor verde pálido e murcham mais rapidamente. Prefira os frutos cujos talos foram cortados rentes.


Pimentões podem ser conservados em local fresco, de dois a quatro dia. Na geladeira, podem ser mantido por mais de uma semana se embalados em sacos plásticos perfurados e colocados na parte inferior.

 

Referências:

REVISTA GLOBO RURAL. Guia de frutas e hortaliças. Disponível em: <https://glo.bo/2U3tRrl>

 

Gostou desse conteúdo e tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page