• Cenagri júnior

Como Escolher Frutas e Hortaliças no Supermercado

Atualizado: Ago 13

Nesta série de publicações sobre como escolher frutas e hortaliças no supermercado, iremos ajudar você a fazer as suas compras dando dicas de como escolher e conservar estes alimentos além de algumas curiosidades sobre eles.

Abacaxi


Compre apenas frutos que apresentem a “coroa”, esta parte só deve ser retirada na hora do consumo. Pressione o fruto com os dedos, se estiver muito duro, ainda está verde. Cascas com manchas e partes amolecidas perto da base indicam que está maduro demais. Folhas se soltando com facilidade indicam ponto ideal. Espinhos nas folhas significam que o fruto tem menor acidez.

Para conservação, mantenha em local fresco e arejado se for consumir em no máximo dois dias. Caso contrário, coloque-o em geladeira. Após cortado, o fruto deve ser mantido sob refrigeração em recipientes fechados.

O abacaxi é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais e fibras, também possui várias enzimas que ajudam na digestão de carnes e é uma boa fonte de potássio. Cultivado, principalmente, no Pará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, apresenta alta disponibilidade de dezembro a janeiro.


Melancia


O fruto deve apresentar casca lisa, no entanto pequenas marcas, já cicatrizadas, não afetam a qualidade. Observe se há na casca uma mancha de cor amarelo creme, essa mancha corresponde ao local onde o fruto encostava no solo. A ausência dessa marca indica colheita prematura afetando a qualidade.

Pode-se conservar o fruto inteiro em temperatura ambiente, mas após ser cortado, deve ser mantido em geladeira e coberto por papel filme. Também pode ser congelado em pedaços sem casca e sem sementes por até 12 meses.

A melancia é composta por 93% de água e fornece pequenas quantidades de vitaminas C, A, B1 e B6, além de ser uma fonte pouco calórica de potássio, magnésio e licopeno, antioxidante que evita o envelhecimento da pele e diversos tipos de câncer. Apresenta maior disponibilidade no verão e é cultivada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.


Melão


A casca deve ter cor amarelo forte e sem áreas verdes, o fruto deve ser firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.

O melão inteiro pode ser conservado em temperatura ambiente, porém após cortado deve ser mantido em geladeira e coberto por papel filme ou em recipientes fechados. Guardá-lo com casca e sementes evita o ressecamento do fruto. Também pode ser congelado em pedaços de quatro a seis meses.

O melão é um fruto refrescante e muito consumido no verão, época em que encontra-se com maior disponibilidade. É fonte de vitaminas e fibras com apenas 29 calorias a cada 100g. No Brasil, a fruta é cultivada principalmente no Ceará e Rio Grande do Norte.


Alface


Escolha aquelas que apresentam folhas brilhantes, firmes e sem áreas escuras. É importante que o produto seja comercializado em gôndolas refrigeradas. Evite comprar quando as folhas estiverem murchas, amareladas e com pontos escuros.

A alface deve ser conservada em geladeira dentro do saco plástico. Quando picada deve ser mantida na embalagem original ou em recipiente de plástico tampado. Não deve ser congelada.

A alface é cultivada principalmente no estado de São Paulo e apresenta alta disponibilidade no verão. É uma fonte de sais minerais e vitaminas, além de possuir apenas 9 calorias por 100 gramas.


Tomate


A cor, a firmeza e a sanidade são as principais características na hora da compra. Evite frutos totalmente verdes, com furos, ferimentos ou manchas.

Pode ser conservado fora da geladeira por poucos dias. No entanto tomates vermelhos estragam rapidamente e devem ser colocados na parte inferior da geladeira dentro de sacos plásticos com furos. O tomate inteiro ou picado não deve ser congelado.

Esse fruto possui alta disponibilidade na primavera e no verão e é cultivado em Minas Gerais e São Paulo. Importante fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio e magnésio.


Rúcula


Procure por folhas frescas, firmes e sem pontos escuros ou tons amarelados. Não compre se tiver líquido amarelado no fundo da embalagem.

O ideal é comprar o essencial para consumo imediato. Em condição ambiente deve ser conservado por no máximo um dia se colocado em local fresco e com a parte de baixo em uma vasilha de água. Na geladeira, conserve-o em saco plástico ou vasilha tampada, pode ser mantido por até quatro dias. Se quiser lavar antes de armazená-lo, escorra bem a água de lavagem.

A rúcula é rica em sais minerais e vitaminas A e C. Possui disponibilidade alta de outubro a dezembro e de março a abril. É cultivado, em sua maioria, no estado de São Paulo.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(11) 97024-1811
(11) 98351-3265

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle