top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Calagem X Gessagem

Atualizado: 7 de out. de 2021

Diferença entre calagem e gessagem

É muito comum surgirem dúvidas quanto a aplicação de calcário e gesso nos solos, tanto no seu modo de ação, quanto nas situações que se deve usar cada um deles. De modo geral, as bases dessas duas técnicas são, no caso da calagem, corrigir o pH ácido do solo, e na gessagem, conseguir por meio da insolubilização do alumínio presente no solo, o fornecimento de nutrientes em profundidade.


-> Entenda melhor sobre os tipos de terreno acessando nosso E-book sobre Curvas de Nível




Calagem

Esse processo consiste em aplicar o calcário, geralmente na forma de Carbonato de Cálcio ou de Magnésio, que ao reagir com a água resultará em reações que neutralizarão os prótons de hidrogênio no solo, diminuindo a acidez do mesmo.


A aplicação do calcário mais recomendada é quando se divide a dose a ser aplicada, realizando a aplicação da primeira metade, seguida da incorporação desse solo, para então aplicar a segunda metade superficialmente, para atingir camadas desejáveis.


Vale ressaltar também que a realização da calagem para que surta efeito no solo, deve ser acompanhada de chuvas em quantidades moderadas, pois a água tem papel fundamental nas reações que serão realizadas no solo.


Gessagem

Ao contrário do que muitos pensam a gessagem não tem como função corrigir o pH do solo. Esse processo é realizado principalmente para insolubilizar formas fitotóxicas do alumínio presente no solo e com isso “carregar” nutrientes em profundidade, impedindo-os de sofrer processos de lixiviação, por exemplo.


Como consequência, a gessagem proporciona um melhor desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular das plantas, além de favorecer na absorção de água e nutrientes como um todo.


Aplicação

Para se obter melhores resultados, a aplicação do calcário deve ser feita antes, para corrigir a acidez do solo e depois de sua ação (que leva até 3 meses), realizar a gessagem, se necessária.


Ainda está com dúvidas sobre o conteúdo? Nós podemos te ajudar! Fique por dentro das novidades, para isso, entre em contato com a gente clicando no link abaixo.




 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em mais informações ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page