• Cenagri Jr.

As geadas e a produtividade das culturas

No campo um grande fator que interfere na produção de uma cultura são os fatores climáticos, quando o clima não está favorável ao produtor, o cultivo se torna uma tarefa desafiadora. No mês de maio ocorreu uma frente fria que gerou impacto considerável a algumas culturas.

Os danos causados fisiologicamente nas culturas são a formação de cristais de gelo nos espaços entre as células ou dentro das células, ocorre então um desequilíbrio do potencial químico da água na estrutura da planta, levando a um fluxo continuo da solução intracelular para a extracelular, e com isso ocorre a morte da célula, e resultado direto disso é a morte de partes da planta ou de toda ela. Pode ocorrer o congelamento da seiva na planta, fazendo com que os vasos condutores se rompam e a necrose dos tecidos. Como resultado se tem a desidratação das células, perda do potencial de turgescência, redução do volume celular e a ruptura da membrana plasmática.


Para prevenir os danos causados pela geada, temos algumas práticas, sendo elas antes do plantio e pós plantio. As medidas pré plantio são a escolha do local para iniciar a cultura, analisar os dados climáticos da região, o histórico de geadas, escolher cultivares mais resistentes pois algumas cultivares possuem uma resistência ao frio maior que outras, logo se o plantio ocorrer em um local com temperaturas mais baixas a escolhas dessas variedades é mais indicada, conhecer a temperatura letal da cultura escolhida. Além dessas atividades boas práticas de manejo do solo como matéria orgânica no solo, calagem, gessagem principalmente e idade da cultura podem ser consideradas medidas para evitar a geada, alguns trabalhos já mostram que a gessagem auxilia no combate a geada, e a mesma gessagem pode ser utilizada no pó plantio.


Nos pós plantio a prevenção pode ser feita pela criação de coberturas, um dos métodos que pode usar para lutar contra as geadas é a utilização de coberturas de vários materiais que reduzem a radiação efetiva da superfície do solo e das plantas e as perdas de calor, rega por aspersão, neste caso, a água funciona como uma película que protege a cultura. Se as plantas estiverem molhadas, quando ocorrer uma geada, a água que as cobre irá congelar, mantendo-se a 0ºC (temperatura do gelo fundente), o que protege os tecidos vegetais.


 

links:

https://agriculturaemar.com/geadas-guia-de-proteccao-e-prevencao/


https://www.agrolink.com.br/noticias/como-o-agricultor-pode-se-prevenir-dos-danos-das-geadas_454334.html#


https://unapel.com.br/blog-geada-na-agricultura/#:~:text=A%20intensa%20onda%20de%20frio,elevando%20os%20custos%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png