top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Alimentos Transgênicos

Atualizado: 7 de out. de 2021

O que são ?

Os Transgênicos, ou Geneticamente Modificados, são organismos, que através das técnicas da engenharia genética, sofreram alterações específicas em seu DNA. Esses organismos vivos, receberam um ou mais genes em seu DNA, vindo de outro organismo, com o objetivo de se introduzir características desejáveis.


É o caso, por exemplo, de uma soja que recebeu DNA de um ou mais organismos não cruzados a ele, ou seja, não equivale a ordem natural, mas sim a um processo artificial. Que resultará em maiores ganhos de produtividade e/ou resistência a condições climáticas e ambientais adversas, como ataque de pragas.



Objetivos dos Transgênicos

Os alimentos geneticamente modificados tem como objetivo melhorar a qualidade, aumentar a produção, a resistência às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias e outros) e a herbicidas, das culturas de maior importância em âmbito global.


Isso impacta o meio como um todo, pois as plantas transgênicas disponíveis no mercado diminuem a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas para combater as pragas. Assim, também se gasta menos água na preparação dos agrodefensivos e menos combustíveis nos tratores e máquinas usados para aplicar esses produtos na lavoura. A engenharia genética torna algumas lavouras mais produtivas e, desta forma, contribui para reduzir a necessidade de plantio em novas áreas.


Os Transgênicos são seguros?


Uma das questões que mais preocupa o consumidor no Brasil é em relação à segurança dos produtos geneticamente modificados.

Logo, é importante ressaltar que antes de chegar ao consumidor, todo alimento transgênico é exaustivamente analisado por meio de rígidos testes laboratoriais e de campo.


Além disso, o Brasil possui uma das leis de biossegurança mais rigorosas do mundo (Lei Brasileira 11.105/05, que regula as atividades com transgênicos e de Biotecnologia em geral). Ações totalmente voltadas para a prevenção e a minimização de riscos, visando a saúde do homem e dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados, resultando em aproximadamente 10 anos de pesquisa para garantir todas as qualidades ao alimento.


Somente depois de analisado e aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é que o produto vai para o mercado. Garantindo total segurança ao consumidor e ao meio ambiente.


 

Referências:

 

Gostou desse conteúdo ou precisa de ajuda com sua lavoura?  Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! 


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page