top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma tecnologia que tem como objetivo aumentar a produção de uma maneira mais eficiente e sustentável e permite o gerenciamento localizado dos cultivos, sendo uma forma muito precisa no monitoramento. As ferramentas utilizadas nesse processo buscam coletar e analisar informações que facilitem as tomadas de decisões dos agricultores, proporcionando assim um maior controle de todo o processo produtivo.

Tem como principais objetivos otimizar o uso de insumos, aumentar a produtividade e a lucratividade, melhorar a qualidade do produto e das operações e minimizar os impactos ambientais.

Os primeiros relatos de técnicas envolvendo a agricultura de precisão ocorreu em 1929 em Illinois - EUA, no início do século XX, os fundamentos da agricultura de precisão que conhecemos hoje surgiram, porém, somente na década de 90 nos Estados Unidos foi que essa tecnologia teve visibilidade.

No Brasil, a agricultura de precisão ainda precisa crescer muito para acompanhar o ritmo de produção do país. A ampliação da utilização dessas tecnologias favorecerá a otimização dos investimentos de recursos na produção.

Essas ferramentas podem ser utilizadas em todos os cultivos, a utilização dessas tecnologias de maneira adequada contribui para a diminuição de perdas na agricultura, pode melhor a gestão de uma propriedade em relação a insumos e manejo, economizando assim tempo e dinheiro.


Vantagens:

- Minimiza riscos da produção agrícola;

- Reduz custos de operação no campo;

- Facilita a tomada de decisão;

- Melhora a gestão do negócio;

- Aumenta a longevidade do solo;

- Melhora o controle de pragas;

- Aumenta significativamente a produtividade.


Ferramenta Utilizadas:

- Sensores

- Piloto automático

- Controle de aplicação de insumos

- Adubação de precisão

- Semeadoras a taxa variável

- Drones para coleta de imagem

- Barras de Luz




Fontes:


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page