top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

Agricultura 4.0 no Brasil

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Você viu na última publicação que o conceito de agricultura 4.0 está se tornando cada vez mais popular e essencial para o desenvolvimento da agricultura no país. Mas será que estamos realmente prontos para toda essa tecnologia? Será que temos a infraestrutura necessária para revolucionar o modo como funciona o agronegócio brasileiro?


A disputa pelas tecnologias 4.0 é crescente e o Brasil precisa investir em bons sistemas de inteligência estratégica para não perder espaço na agricultura 4.0, diz o presidente da Embrapa Maurício Antônio Lopes. Para ele, esse é um desafio muito complexo e com rápidas mudanças, portanto é necessário incentivos públicos e privados que garantam à agricultura brasileira a adaptação a todas as mudanças previstas para o futuro.



Um dos desafios que o avanço da tecnologia agrícola encontra no Brasil é a dificuldade de acessar a internet, principalmente no campo. No entanto, estudos mostram que este cenário está melhorando e segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil de 2015, o uso dos celulares para acessar a internet no meio rural aumentou para 71%.


Outro desafio é a inserção da agricultura familiar na agricultura 4.0. Este grupo responde por 88% dos estabelecimentos rurais brasileiros, 24% da área agrícola e 74% da mão de obra no campo. Mas a dificuldade e o acesso a informação acaba sendo um empecilho para que consigam aplicar inovações em suas propriedades. A falta de mão de obra qualificada na área também dificulta a implantação dessas tecnologias em propriedades de todos os tamanhos.


Hoje, apenas ⅓ dos produtores rurais se beneficiam de todos estes avanços e este número será bem maior se todos trabalhem em conjunto para uma agricultura mais tecnológica, produtiva e sustentável.

 

Referências:AGRISHOW. Agricultura 4.0 Primeiros Passos para Entender a Inovação no Agronegócio Brasileiro. Disponível em: <http://bit.ly/2TvRGYr>

 

Gostou desse conteúdo e tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com sua lavoura?Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page