• Cenagri Jr.

Agricultura 4.0: Introdução

Sistemas autônomos, GPS, internet das coisas, inteligência artificial e mapas de produtividade são termos que provavelmente nossos avós nunca escutaram ou pensaram que num futuro não tão distante estariam associados a agricultura.

As lavouras estão cada vez mais tecnológicas e conectadas. Sensores, satélites, celulares e computadores se comunicam 24h coletam dados que se transformam em maior produtividade.

A partir de hoje o Cenagri inicia uma série de publicações sobre o que é a revolução tecnológica conhecida como quarta revolução industrial, que atinge não só as indústrias, mas também a agricultura, sendo assim chamada de Agricultura 4.0.


Para o presidente da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Maurício Antônio Lopes “Agricultura 4.0 é o aproveitamento dos avanços nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na agricultura como forma de repensar e redesenhar processos ao longo de toda a cadeia de valor − do campo à mesa – abrindo possibilidades para a geração de uma gama de inovações para o mundo da agricultura e da alimentação”.


Todas estas tecnologias trabalhando em conjunto permitirão que os processos de produção sejam cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. A ligação entre métodos computacionais, sensores, comunicação entre máquinas e entre dispositivos resultará em uma grande quantidade de dados. Será possível quantificar e otimizar todos os processos produtivos da cadeia produtiva do agronegócio. Por exemplo, uma máquina que sabe qual área precisa de mais fósforo e automaticamente se regula quando passa por ela, ou o consumidor que saberá pelas mãos de quem aquela picanha passou antes de chegar na grelha. Caberá ao engenheiro agrônomo ou ao próprio produtor saber como interpretar estes dados e transformá-los em resultado.

Com a agricultura conectada será permitido aos produtores que de casa, ou da sede da fazenda, possam acompanhar remotamente, pelo computador, tablet ou smartphone, o desempenho de suas máquinas nas lavouras por meio de telemetria. Assim, será possível tomar decisões mais corretas, que tendem a melhorar a produção agrícola com uso sustentável dos recursos naturais e insumos, minimizando os custos, aumentando os lucros e priorizando a produtividade.


Para o presidente da Embrapa, o Brasil precisará investir em bons sistemas de inteligência estratégica para não perder espaço na Agricultura 4.0. Mas isso é assunto para outra hora. Fique atento e não perca o próximo ABCenagri Agricultura 4.0: Panorama no Brasil.


Quer saber mais sobre a quarta revolução industrial? Nesta terça-feira (26/04) haverá uma palestra com o Dr. André Lins da PENTAGRO às 18:30 no auditório da FCA-UNESP. Contamos com a sua presença.

Referências:

AGRISHOW. Agricultura 4.0 Primeiros Passos para Entender a Inovação no Agronegócio Brasileiro. Disponível em: <http://bit.ly/2TvRGYr>

Gostou desse conteúdo e tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9624-9393

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(11) 97024-1811
(11) 98351-3265

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle