top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

A importância da análise de solo

Atualizado: 7 de out. de 2021

Os solos possuem uma grande importância na agricultura, sendo eles os responsáveis por disponibilizar os nutrientes necessários para que as plantas consigam se desenvolver. Por isso a análise de solo é uma técnica fundamental para qualquer área de plantio, sendo ela o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, possibilitando a recomendação de insumos com a finalidade de atingir uma maior produtividade.


Para fazer uma boa e correta análise de solo devemos dividir a área total em alguns talhões uniformes, de no máximo 20ha cada, para coletar as amostras deve-se andar em zigue-zague e perfurar o solo nas profundidades de 0-20cm e/ou 20-40cm e/ou 40-60cm, dependendo do tipo de análise, sendo a de 0-20cm a mais usual, sempre identificando e etiquetando as amostras. A coleta pode ser feita com a utilização de uma pá ou com um instrumento chamado trado, que é utilizado para perfurar a terra em diferentes profundidades e coletar o solo.




Depois da coleta, identificação e armazenamento, as amostras devem ser levadas para o laboratório, onde será preparada e feita uma análise química. Com o resultado da análise em mãos, o próximo passo é fazer a interpretação da análise de solo, nos permitindo observar quais nutrientes estão em nível adequado no solo e quais estão em falta. A partir dessa interpretação podemos fazer o melhor para área, com finalidade de repor as possíveis deficiências em alguns nutrientes necessários para a cultura pretendida, visando aumentar a produtividade.

 

Referências:

Aegro. Interpretação de análise de solo. Disponível em: <https://bit.ly/2C4GPSw>

Embrapa. Análise de solo. Disponível em: <https://bit.ly/3ixRDZQ>

Embrapa. Árvore do conhecimento. Disponível em: <https://bit.ly/2ZAMVlD>

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar esse serviço ou precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! Fone: (14) 9 9624-9393

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page