top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

A Importância de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica

Atualizado: 15 de out. de 2021

Você tem problemas com talhões que produzem mais do que outros? Está com dificuldades para escolher o que plantar na sua propriedade? Quer saber qual o custo e o lucro que vai ter ao plantar uma cultura? Um estudo de viabilidade técnica e econômica pode te ajudar a ter todos os dados do plantio à colheita na palma da sua mão, facilitando a tomada de decisões e obtendo um lucro maior.



A viabilidade técnica é um estudo onde são avaliadas todas as questões técnicas que poderão interferir na sua produção. Este serviço deve ser realizado antes da implementação da cultura e é realizado da seguinte forma:

  1. Primeiramente é realizado um levantamento da área com análises de solo, análise meteorológica, histórico da propriedade, nascentes próximas e declividade do terreno;

  2. Todos estes dados são coletados e discutidos por nossa equipe e professores da UNESP;

  3. Concluímos qual é a melhor cultura para a sua área.

A análise de viabilidade econômica está relacionada com a quantidade de recursos que serão investidos do plantio à colheita, como forma de prever situações futuras e determinar a melhor relação custo-benefício. A viabilidade econômica é realizada logo após a viabilidade técnica e é dividida em quatro etapas:

  1. Análise de custo e investimento;

  2. Análise de receita de dividendos;

  3. Fluxo de caixa;

  4. Indicadores econômicos.

Resumindo, a análise de viabilidade técnica e econômica se baseia em um estudo para que o produtor possa ter maior controle de quanto será investido e quanto terá de retorno do plantio à colheita, tendo assim mais segurança na hora de plantar. Este serviço minimiza as chances de investir em algo de baixo retorno, evitando desperdício de capital e tendo uma maior possibilidade de tomar decisões mais assertivas e com retorno financeiro maior.

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em fazer um projeto de estudo de viabilidade técnica e econômica? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para a sua realidade!




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page