top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

A importância das abelhas

Atualizado: 7 de out. de 2021

Que nossas abelhas estão entrando em extinção infelizmente não é novidade, mas como isso pode impactar nosso dia a dia? Para entendermos quais são as consequência da morte das abelhas precisamos entender o papel delas no meio ambiente.


Esses pequenos insetos pertencem à ordem Hymenoptera da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, vivem em colmeias que no seu interior, existe uma rainha, uma abelha adulta e fértil, mãe de todas as outras abelhas da colmeia. A filhas das rainhas são cerca de 15 mil, e chamadas de abelhas operárias que produzem mel para alimentar tanto as larvas como os insetos adultos; e cerca de 1500 zangões cuja principal função é fecundar a rainha. As abelhas são essenciais para a polinização de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, como tomate, milho, café e cacau, além de contribuir enormemente para a manutenção das florestas. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

A ONU já alertou que há riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores por fazerem uma utilização excessiva de pesticidas ou agroquímicos, sem os devidos cuidados e prescrições. Ou seja, o cenário é grave a médio e longo prazo para a sustentabilidade do planeta Terra.

O físico alemão Albert Einsten já previa esse desastre e declarou ao mundo: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

 

Referências: S.O.S., as abelhas pedem socorro. Campos, Mariana. Greenpeace. Disponível em: <https://bit.ly/3eiIa5X>

A importância das abelhas para a vida no planeta. Ecycle. Disponível em : <https://bit.ly/3ghKXOy>

 

Gostou desse conteúdo ou precisa de  ajuda com sua lavoura?  Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! 


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page