top of page
  • Foto do escritorCenagri Jr.

A Importância da Matéria Orgânica no Solo

Atualizado: 15 de out. de 2021

A matéria orgânica do solo pode ser definida como todo material orgânico, seja vegetal ou animal, vivo ou morto, que, presente no solo, torna possível diversos processos importantes para o desenvolvimento de um solo rico e altamente produtivo.

Portanto, essa matéria é o que atribuí vida ao solo!

Para entender mais a respeito desse assunto, sobre a importância desse composto nos solos agricultáveis, convidamos o professor da Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, de Botucatu, M.e Fábio Gregory de Andrade Moreira para comentar a respeito do tema.


-> Confira nosso E-book gratuito sobre Curvas de Nível




Como a Matéria Orgânica atua no solo

A matéria orgânica influência tanto diretamente como indiretamente em mais de 10 processos relacionados à eficiência produtiva do solo; logo, conseguimos, mostrar a importância e os benefícios do manejo adequado desses compostos no solo, nas palavras de Fábio “a matéria orgânica do solo desempenha um papel importante na sustentabilidade agrícola, influenciando os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, com reflexo na estabilidade da produtividade dos agroecossistemas".


Manejo da matéria orgânica no solo

Por mais que a matéria orgânica traga diversos benefícios para solo, como foi revelado, existe uma dúvida frequente que é: como realizar esse manejo de forma adequada e eficiente?

E respondendo a esta pergunta, existem diversas técnicas para que seja realizado o manejo da matéria orgânica adequadamente, dentre elas, as ressaltadas pelo professor, foram: os sistemas de integração lavoura pecuária, plantio direto, a utilização de culturas de cobertura e pousio, rotação de culturas e sistemas agroflorestais.

A importância da análise de solos

Não existem dúvidas quanto à relação direta de teores recomendados de matéria orgânica e a qualidade do seu solo, que, juntas resultam “no aumento na eficiência de utilização dos nutrientes, levando a um aumento na produtividade das culturas.”, nas palavras de Fábio.

Teores esses, que podem ser obtidos e corrigidos, caso necessário, através de uma análise do solo e uma recomendação nutricional bem feitas!


Ainda está com dúvidas sobre o conteúdo? Nós podemos te ajudar! Fique por dentro das novidades, para isso, entre em contato com a gente clicando no link abaixo.



 

Agradecemos a participação e contribuição, do M.e Fábio Gregory de Andrade Moreira,

A matéria orgânica é de suma importância para o equilíbrio e para a manutenção do ecossistema solo, além de possibilitar a utilização de uma agricultura altamente sustentável capaz de manter a fertilidade e a conservação do solo.”

M.e Fábio Gregory

 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em saber como está a qualidade do seu solo ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (11) 97024-1811

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle
contato-whatsapp-cenagrijr-consultoria-agricola.png
bottom of page