• Cenagri Jr.

A Importância da Matéria Orgânica no Solo

A matéria orgânica do solo pode ser definida como todo material orgânico, vegetal ou animal, vivo ou morto, que, estando presente no solo influenciará em diversos processos importantes para o desenvolvimento de um solo rico e altamente produtivo.

Portanto, essa matéria pode ser entendida como o que atribuí vida ao solo.

Para entender mais a respeito do assunto e comentar sobre a importância desse composto nos solos agricultáveis, convidamos o professor da Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, de Botucatu, MSc. Fábio Gregory de Andrade Moreira para comentar a respeito do tema.


Como a Matéria Orgânica atua no solo

A matéria orgânica influencia de forma direta e indireta em mais de 10 processos relacionados à eficiência produtiva do solo. Logo, conseguimos atribuir previamente, a devida importância desse composto no solo, sendo frisada nas palavras de Fábio, “a matéria orgânica do solo desempenha um papel importante na sustentabilidade agrícola, influenciando os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, com reflexo na estabilidade da produtividade dos agro ecossistemas.”

Manejo da matéria orgânica no solo

Foram pontuados anteriormente os diversos benefícios de um manejo adequado da matéria orgânica no solo, porém, uma dúvida freqüente acerca desse tema é de fato como realizar esse manejo de forma adequada e eficiente.


São diversas as técnicas para essa realização, sendo algumas salientadas pelo professor, como os sistemas de integração lavoura pecuária, plantio direto, a utilização de culturas de cobertura e pousio, rotação de culturas e sistemas agroflorestais.


A importância da análise de solos

Não existem dúvidas quanto à relação de teores recomendados de matéria orgânica, com a qualidade do seu solo, relacionando-se com “o aumento na eficiência de utilização dos nutrientes, levando a um aumento na produtividade das culturas.”, nas palavras de Fábio.


Teores esses, que podem facilmente serem obtidos, e corrigidos, caso necessário, através de uma análise laboratorial do solo e uma recomendação nutricional, como a prestada pelo Cenagri Jr.


Conclusão

Finalizo esse artigo agradecendo a participação e colaboração, em parceria com o Cenagri Jr, do MSc. Fábio Gregory de Andrade Moreira, que novamente, coloca muito bem, conclui-se que a matéria orgânica é de suma importância para o equilíbrio e para a manutenção do ecossistema solo, além de possibilitar a utilização de uma agricultura altamente sustentável capaz de manter a fertilidade e a conservação do solo.”

Gostou desse conteúdo e tem interesse em saber como está a qualidade do seu solo ou precisa de ajuda com sua lavoura?

Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!

Fone: (14) 9 9624-9393

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn - Black Circle

Avenida Universitária, nº 3780 - Altos do paraíso

Botucatu - SP

Sítio Modelo

(11) 97024-1811
(11) 98351-3265

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle